sexta-feira, 1 de março de 2013

O ESPORTE E ESPECIALISTAS

Alô Cuiabá, alô Mato Grosso. A contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 já começou e curiosamente as Secretarias de Esportes do Estado e do Município de Cuiabá ainda não apresentaram nada capaz de promover a cultura esportiva.
 É notória a ausência de planejamento e de programas voltados à formação não apenas de atletas, mas também de cidadãos capazes de tratar o esporte como uma opção de lazer, de cultura, de educação, etc. 
Lamentavelmente as duas pastas em termos de esportes falam a mesma coisa, ou seja, tratam apenas de competição. 
Agora com “dois especialistas” nas respectivas pastas, certamente haverá aquela transformação tão desejada. E como o alcaide falou existem programas e verbas federais para o esporte e o lazer, faltam projetos.
 Porque será?
 Digo isso porque na campanha o atual alcaide varias vezes fez críticas aos programas do governo da Presidenta Dilma, que é do PT. 
  Passado o momento eleitoral o alcaide nomeou um “profissional da área do esporte” para conduzir a pasta, afinal, para isso existe formação e universidades com cursos de licenciatura e bacharelado que, evidentemente aplaudiram a valorização de seus cursos e o esforço dos acadêmicos. Isso tudo as véspera da Copa do Mundo de 2014.
 Escolha pessoal. Valeu.
 É assim mesmo.
 Na hora de buscar o voto o discurso é um, depois, vale a conveniência, a proximidade.
 Essas “todo mundo entende”. Só faltou nos mandar esquecer o que havia prometido.
 Pracoisas ças, ginásios, quadras poliesportivas, campos de futebol, mini estádios carecem de planejamento e programas de ocupação para o esporte e o lazer de modo universal.
 Não adianta fazer um comício permanente nos bairros e o discurso do “eu não sabia” quando esteve abraçado com aquele de triste memória a quem sucedeu.
 Chegou o momento de “seus especialistas” apresentarem-se e revelarem que já conseguiram ouvir a sociedade, reunir seus atores e planejar um programa mínimo de ações. 
Particularmente, por morar e considerar sempre que o melhor lugar do mundo é aquele que me dá a oportunidade do alimento e sobre os quais estão meus pés, torço literalmente que os especialistas saiam da penumbra e apresentem-se com seus programas e projetos para a área do desporto e do lazer, afinal o tempo urge.
Marco Antonio Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário