quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O ESPORTE E O PT





Alô Cuiabá, alô Mato Grosso...
 O PT reconhece e atua para que o esporte não seja uma mera concessão ou uma ferramenta para ser usada como distração por aqueles que estão no Poder. Você, cidadão é possuidor do direito constitucional do acesso ao esporte e ao lazer.
 Aqueles que estão contemplados nas funções públicas pelo voto ou pela indicação política possuem o dever de atuar para a formação de uma cultura esportiva na população.
 Isso significa que não será suficiente apresentar um calendário de competições. Que tal começarmos por chamar a população para discutir o orçamento destinado ao esporte e ao lazer?
 Vamos demonstrar quanto efetivamente é destinado a cada um dos programas e qual a ordem de prioridades.
 O esporte é político. Isso se verifica na bajulação que ocorre às vésperas de eleição. Isso é alienação.
 O que queremos é que você, cidadão, saiba o papel social que a atividade esportiva executa e a dimensão que pode ser alcançada se houver planejamento, programas exeqüíveis e competência dos gestores para executá-las.
 Sempre defendemos a intersetorialidade, pois esporte pode reduzir o número de pessoas que vai diariamente às clínicas a procura de socorro às dores de coluna, por exemplo. 
Médico e o profissional da educação física podem trabalhar em programa multidisciplinar e que além da redução de quadro de dor, contribui para a melhora da qualidade de vida.
 O esporte deve atuar junto com a educação, a cultura, ao direito, a cidadania, ao meio ambiente, a responsabilidade social e a segurança pública.
 Afinal, como trabalhadores queremos mais que ser instrumento de desenvolvimento.
 Não somos alienados. 
Queremos participar dos benefícios do desenvolvimento.
 Opinar.
 Ser ouvidos e contemplados nas necessidades levantadas.
 Chega da retórica de que não tem recursos.
 Existem duas ferramentas que ajudam a colher recursos: marketing e credibilidade. 
Obviamente pressupõe-se competência para seu manejo. 

Marco Antonio Veiga
Coord. Estadual da Setorial de Esporte e Lazer do PT/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário